quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Terra - Planeta Azul



Respondendo a enquete da semana passada trago a todos este vídeo que representa de que maneira, nós indivíduos pensantes e atuantes, podemos agir erroneamente frente às belezas de nosso planeta azul. O que temos a dizer a respeito do que fazemos com a nossa casa, nossa mãe Terra?

É chegado o momento em que cada um sentirá falta e saudade do passado. Isso não demora muito. Antigamente poderíamos estar pensando em deixar o planeta para as futuras gerações, hoje sabe-se que esta é uma tarefa bastante difícil de ser cumprida. O passado nos guarda as lembranças de ambientes ainda intransponíveis à tecnologia e a inteligência do homem. Atualmente estes são os mesmos motivos pelo qual povos duelam se esquecendo de que a vida de ambos é o mais importante. Consigo vão rios, mares, terras, fauna e flora à decadência. O Planeta antes Azul, com belíssimos Oceanos banhando as mais belas praias do mundo e as suas florestas, no Norte e no Sul, cada qual com suas características específicas, hoje dá espaço às monoculturas, à aridez dos solos empobrecidos pela mão humana, aos desertos formados pelo desmatamento e queimadas impensadas e descontroladas, à poluição do ar, do solo, das águas, à matança de quaisquer outros seres vivos pelo simples egoismo humano e principalmente que somente por sermos pensantes achamos que somos conscientes de nossos atos. O Planeta já não é mais azul. Agora é preto, marrom, cinza, vermelho e amarelo!

Um mundo mais prático, mais rápido, mais rico, mais desenvolvido seria possível ter-se construído sem degradar as matas ou aniquilar os animais. Hoje, as alterações ambientais realizadas já não podem ser vistas com um outro olhar senão o do descaso. Apesar de estudos relacionados às mudanças climáticas, frequência de tufões, furações e tempestades, derretimento do gelo polar muitos ainda observam tudo isso achando simplesmente que a natureza está agindo fortemente contra o planeta, fingem não saber que toda esta atividade natural é puramente em resposta à atividade humana de transformação do planeta, qualquer que seja ela.

Consciência??? Será que somos realmente conscientes??? Os nossos atos contra a vida podem ser revistos??? Você é só mais um neste Planeta lindo. Lute para manter a sua casa. A vida pede socorro e é a sua vez de agir.

Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria!
    Interessante saber que a consciência sobre o mundo, hoje, é obtida no ato de despertar. Despertar pra vida, despertar pra natureza, despertar pro mundo... Enfim, esse artigo serve também pra isso, pra despertar as pesssoas para as coisas mais importantes da vida.
    Parabéns...

    ResponderExcluir